As damas do Rei

Posted on novembro 17, 2011

0



 Por Estela Andrade

Não há brasileiro que não conheça Roberto Carlos. Eternizado como Rei, não poderia faltar em seu repertório canções inspiradas nas mulheres de sua vida. Afinal, são muitas emoções. Duas músicas de Roberto Carlos que cantam mulheres importantes em sua trajetória e que ficaram bastante conhecidas do público são “Lady Laura” e “Maria Rita meu amor”.

Toda mãe é a primeira mulher na vida de um filho. É ela quem ensina, quem forma, quem apóia. Com o Rei não poderia ser diferente e, por isso, ela foi imortalizada em uma de suas canções. Lady Laura foi homenageada pelo filho na canção que leva o mesmo nome, composta em 1976 em parceria com Erasmo Carlos. Dizem que a gravação desta música foi muito difícil, pois Roberto Carlos acabava se emocionando, obrigando-o a repeti-la por diversas vezes.

Desde o início de sua carreira, Lady Laura incentivou o filho. Foi por causa dela, que aos nove anos, Roberto Carlos se apresentou pela primeira vez em uma rádio de Cachoeiro de Itapemirim, cidade onde nasceu. Lady Laura também foi responsável pela musicalidade do filho, afinal, foi ela quem o ensinou a toar piano e violão, despertando assim, em Roberto a paixão pela música. De Lady Laura, Roberto Carlos herdou a extrema religiosidade, assim, não é de se estranhar, que os temas mais recorrentes nas letras de suas músicas sejam a fé e o amor.

Enfim, Lady Laura não poderia mesmo deixar de ser homenageada na voz do Rei. E esta foi a canção que mais ganhou notoriedade internacional, sendo gravada não só em Português, mas também em Inglês e Espanhol.

Depois da mãe, outras mulheres passaram pela vida de Roberto Carlos. Apesar de ter se casado três vezes, nenhuma das suas companheiras foi tão marcante quanto Maria Rita, terceira e última esposa (até então). O Rei conheceu Maria Rita em 1977, durante um show no interior de São Paulo. Na época, a diferença de idade entre os dois era de 20 anos (ela tinha apenas 16). Isto não o impediu de se apaixonar, mas sim de ficarem juntos.

Somente 14 anos depois, o reencontro aconteceu e foi fatal. Maria Rita realmente abalou o coração do Rei, pois ela foi a única com quem ele se casou no papel. Merecidamente, ela foi cantada em diversas músicas: “Amor sem limites” e “Acróstico” são alguns exemplos.

Infelizmente, Maria Rita foi acometida por um câncer, levando-a à morte. Roberto Carlos se afastou da carreira não só quando a doença foi descoberta, dedicando-se inteiramente à busca pela cura da esposa, mas também após o seu falecimento. Muitos pensaram que ele não voltaria aos palcos, entretanto o Rei não só retomou a carreira como também fez das músicas inspiradas no amor de sua vida grandes sucessos românticos.

Anúncios