Afinal, quem é Tereza da Praia?

Posted on outubro 27, 2011

0



Por Vinícius Teixeira Leite

A música “Tereza da Praia” foi composta por Tom Jobim e Billy Blanco. Fala de dois jovens que disputam uma mesma garota. Em um certo momento da letra existe um diálogo que diz mais ou menos assim: “é a minha Tereza da Praia, se ela é tua, é minha também. O verão, passou todo comigo, e o inverno, pergunta com quem? Então vamos a Tereza da praia deixar…”

Nessa época (1954) haviam boatos de uma suposta rivalidade entre Dick Farney e Lúcio Alves. Billy Blanco e Tom Jobim tiveram a oportunidade de fazer uma brincadeira colocando os dois para cantar a mesma música e promover uma suposta “pacificação”. Mesmo contra a vontade dos dois, a música foi gravada. Naquela época o disco foi um tremendo sucesso e “Tereza da Praia” é conhecida até hoje.

A pergunta que não quer calar é saber se realmente Tereza da Praia existiu, já que a mulher de Tom Jobim também se chamava Tereza e muitas outras Terezas apareceram no mundo tanto da música como na vida dos dois. Billy Blanco, por exemplo, tem outra música com a participação de uma Tereza (será a mesma)? Porém em seu livro “Tirando de Letra”, Billy afirma: “Tereza da Praia é uma figura absolutamente fictícia”.

Original, gravada por Dick Farney e Lúcio Alves:

Especial de 50 Anos da Bossa Nova Roberto Carlos canta com Caetano Veloso :


Anúncios