2x Camila

Posted on outubro 14, 2011

1



Por Thiago Tiara

“Camila ah, Camilaa” quem nunca entoou esse grito ao ouvir a composição de nome homônimo do grupo gaúcho Nenhum de nós, não curtiu o rock dos anos 80.

Nenhum de nós é uma das muitas bandas de nome peculiar de sucesso dos anos 80, amigos de escola se juntaram e começaram a fazer rock, mesmo sem acreditar em um possível sucesso para o gênero. Mas veio o Rock in Rio I  e tudo mudou, as portas se abriram para o estilo, o rock entrou no cenário musical.

O sucesso do grupo veio com a música que intitula a matéria e sua forte história, os jovens rockeiros gravaram uma fita DEMO e levaram para a gravadora, os donos ouviram o início da fita com um certo desânimo, até que chegou a composição feita “depois da última noite de chuva” sobre a menina que tinha apenas 17 anos e baixava a cabeça pra tudo. Quando pensaram que as portas já estavam fechadas para o gênero, o Nenhum de Nós chegou “invadindo aquela praia” com Camila Camila, juntando-se ao Kid Abelha, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Biquini Cavadão, RPM, Ira e muitos outros.

A menina na qual Camila Camila foi inspirada era aluna do colégio Nossa Senhora das Dores, o mesmo onde os integrantes da banda estudavam, era uma bela menina, super querida por todos, que sofria maus tratos de um namorado grosseiro que a ofendia na frente dos amigos e até aos próprios amigos enquanto ela, bastante envergonhada, permanecia calada, isso os motivou a escrever a canção.

Mesmo já fazendo parte do seleto grupo que marcou a história do rock nacional, a banda gaúcha continuava temerosa, pensavam que o tema pesado, a música fala sobre a violência contra a mulher, não emplacaria, até que Camila Camila caiu no colo do Cazuza, ele ouviu e disse que era uma preciosidade, a gravou com as forças que lhe restavam, mas ela acabou saindo apenas em um disco póstumo dele. Teddy e seus amigos viram isso como um sinal, a música começou a fazer sucesso e estourou nas rádios ficando um ano direto nas rádios.

Anúncios