Stevie Wonder canta Garota de Ipanema

Posted on outubro 10, 2011

2



Por Dorly Neto e Estela de Andrade

“Moça do corpo dourado/ Do sol de Ipanema/ O seu balançado é mais que um poema/ É a coisa mais linda que eu já vi passar…”. Não há ninguém no mundo que não tenha ouvido pelo menos uma vez  Garota de Ipanema..

Um estrangeiro, que conheça minimamente o Brasil, reconhece a batida da Bossa Nova. E, se ele compreender português, perceberá que a inspiração lírica dos cantores era recitar mulheres. Em 1967, Tom Jobim, um dos precursores desse movimento, lançou, juntamente com Frank Sinatra (o maior cantor norteamericano de mulheres), uma versão bilíngue de Garota de Ipanema. Foi um sucesso. Chegou a ser considerada a segunda música mais cantada do mundo, perdendo para Hey Jude dos Beatles (concorrência pesada).

O sucesso de Garota de Ipanema, inegável, foi corroborado por Stevie Wonder, durante a edição 2011 do Rock in Rio. Um show que caminhava em direção à perfeição e teve o seu momento catártico quando Stevie, embuído do espírito carioca, convoca a todos os presentes a recitarem, em uníssono, a Garota de Ipanema. A filha de Stevie, Aisha Morris, também cantou a versão em inglês criada por Sinatra.

Stevie Wonder e Garota de Ipanema, no Rock in Rio 2011

Para quem não sabe, a Garota de Ipanema realmente existe. Tom Jobim e Vinícius de Morais costumavam frequentar o Bar Veloso, em Ipanema, em frente do qual sempre passava Helô Pinheiro. Encantadora, não foi difícil tê-la como inspiração para uma das canções mais famosas do mundo.

É… Helô Pinheiro deve estar orgulhosa.

Helô Pinheiro, a garota de Ipanema

 

Anúncios