Kátia Flávia, a Godiva do Irajá

Posted on outubro 3, 2011

2



Por Thiago Tiara

Composta pelo jornalista, autor teatral e roteirista Fausto Fawcett, em 1987, “Kátia Flávia, a Godiva do Irajá” foi o primeiro RAP tocado nas FMs brasileiras.

A música sobre a Ex-miss FEBEM, encarnação do mundo cão foi lançada no “Fantástico” em outubro de 1987, com um videoclipe que nos faz viajar pela Copacabana dos anos 80, ganhou as rádios, difundiu o rap e se tornou trilha sonora da novela “O Outro” e do filme “Lua de Fel”, de Roman Polanski.

Kátia Flávia surgiu de uma notícia de jornal, Fausto leu que uma “loiraça” de mesmo nome, casada com um contraventor figurão estava aprontando em uma Boate no Irajá, era a Kiss, que nos anos 80 foi um famoso “inferninho”, tinha como atração, uma performance do ator e dançarino Jorge Lafond, a nossa eterna Vera Verão. Fausto adorou o nome da personagem e a adjetivação “louraça”, pegou a notícia e fez uma adaptação com a história da Lady Godiva, a qual ele gostava muito.

Diz a lenda que a bela Lady era casada com o Duque Leofric da Mércia, um dos sete reinos da Inglaterra, ele comandava o povo de Conventry com mãos de ferro, cobrava altos impostos  e ela sofria muito com isso. Por pena da população ela apelou à Leofric que baixasse os impostos e após muitas tentativas ele aceitou, mas com uma condição, ela deveria cavalgar nua pelas ruas de Conventry. A bela e amável dama aceitou a proposta e mandou os moradores ficarem em suas casas até que ela passasse. Seu marido cumpriu o combinado e retirou os impostos.

 

 A anti-heroína, louraça belzebu, gostosona e provocante que só usava calcinhas provocantes, comestíveis ou bélicas do tipo Exocet (míssil para ataques a navios e submarinos, que ficou conhecido por ter sido utilizado pela Marinha inglesa na Guerra das Malvinas, em 1982, tendo causado o afundamento de alguns navios argentinos no conflito) alçou seu autor, o fã da pantera Farrah Fawcet ao sucesso, vendendo 80 mil cópias em menos de seis meses, se tornando então o maior e único sucesso de sua banda, Fausto Fawcett & os Robôs Efêmeros.

Nos anos 90, “Kátia Flávia” ganhou uma regravação de Fernanda Abreu e repetiu seu sucesso inicial.

Fausto Fawcett

 

 

 

Anúncios